É comum vermos nas passarelas ou em revistas de moda, maquiagens fugindo ao padrão comum que usamos no dia a dia. Cores chamativas e esfumados ou linhas e traços diferentes chamam atenção por ser uma make nada comum para o cotidiano. Esse estilo de make-up é chamado de maquiagem editorial. Mas afinal, para que serve e o que é maquiagem editorial?
Uma sessão editorial envolve muitas pessoas trabalhando juntas para produzir uma história ilustrativa por meio de sua visão. É um processo muito criativo que muitas vezes envolve interpretações infinitas. Todos os trabalhos tem como propósito, serem publicados em revistas de moda e creditados ao seu maquiador.
Trabalhos editoriais são essenciais para o profissional conseguir um trabalho de divulgação em campanhas publicitárias ou ações de moda. Nenhum editorial pode acontecer sem um maquiador. A maquiagem é um fator chave no mundo da moda e em todas as publicações editoriais.
Como os editoriais de moda são utilizados para contar uma história, criar uma realidade ficcional ou despertar um certo estado emocional, é fundamental que haja uma aplicação de maquiagem profissional, pois dá uma continuação do tema ou da história. Então, o que é maquiagem editorial?
Maquiagem Editorial
Maquiagem editorial é aquela que geralmente não é usada todos os dias, mas sim usadas em revistas e desfiles. Esse tipo de maquiagem tem que interpretar a moda e proporcionar um look que ajude a atingir a imagem que um cliente, marca, fotógrafo ou diretor de arte exige.
Ao longo de uma sessão editorial um cliente vai dizer o que quer, pode ser algo novo ou com um visual bem específico. Nesse caso, uma boa conversa com o maquiador (e o cabeleireiro) é absolutamente essencial.
Pele impecável e contorno profissional
É comum as pessoas terem dúvidas e perguntarem o que é mais importante na maquiagem editorial? Para quem não sabe, o mais importante na maquiagem editorial é a pele. Deve ter uma aparência incrível, perfeita e sem falhas, sem manchas ou imperfeições. Na maioria dos casos, o visual completo deve ser mínimo e sem esforço.
Entender os tipos de pele e escolher os produtos de maquiagem adequados é essencial. Se você passar por editoriais de moda vai perceber que a pele das modelos é perfeita e beira a perfeição. Se você deseja uma pele natural perfeita, pode usar aqueles dispositivos utilizados para realizar terapia de luz LED para acne e para melhorar sua pele.
Outra noção importante na maquiagem editorial é o contorno do rosto. O objetivo de contornar o rosto do modelo usando maquiagem é melhorar a estrutura óssea e dar uma aparência dimensional. Envolve a definição das maçãs do rosto, tornando o nariz mais fino, tornando a testa maior ou menor e criando um brilho geral no rosto ou realçando a cor dos olhos.
Em outras palavras, um contorno profissional envolve destacar e sombrear as áreas corretas do rosto, a fim de estimular e enfatizar a melhor aparência de um modelo. Um maquiador experiente e habilidoso sabe exatamente como realçar as dimensões no rosto da maneira mais atraente. Uma maquiagem profissional também facilita o processo de pós-edição.
Todas as imagens editoriais passam por procedimento de edição de fotos no computador para remover pequenas manchas na pele e outras. A maquiagem é um grande componente do resultado final e vai economizar horas de retoques, contratar alguém com experiência em beleza ou maquiagem editorial, usar produtos adequados e saber como conseguir uma pele perfeita faz toda diferença no resultado final do trabalho.
Beleza e Tendências
Outro fator importante na composição editorial é a beleza. A maquiagem editorial tem que dar a perfeição no seu melhor, incluindo a pele impecável mencionada anteriormente. A composição editorial também envolve uma compreensão sofisticada das tendências atuais e a mudança dessas tendências das páginas das passarelas para as páginas de revistas.
Os editoriais são estilizados de forma a dar uma ideia das tendências futuras das coleções mais recentes. É assim que os looks das passarelas são transferidos para o papel e alcançam um número maior de seguidores ávidos por tendências.
Um bom maquiador deve saber o que está por vir na próxima temporada, ser capaz de interpretar e definir uma ampla gama de técnicas para criar efeitos e ideias inovadoras, mantendo a delicadeza. A arte da maquiagem ajuda a criar um look que dá uma opinião sobre os rumos da beleza.
História, humor e conceito
Conforme mencionado anteriormente, o objetivo do editorial é contar uma história. A maquiagem como meio de realçar o clima desejado tem que captar o sentimento e continuar contando a história por meio da interpretação desse look.
É importante saber o equilíbrio de uma história. Queremos maquiagem clássica ou vanguardista? As fotografias serão coloridas ou em cores suaves? Você quer que o espectador se sinta animado ou melancólico? Se uma história foca em roupas, ela se torna um editorial de moda.
Quando uma história se concentra em maquiagem, ela se torna um editorial de beleza. Se uma história se concentra no cabelo – é um editorial sobre o cabelo. No entanto, os três (roupas, maquiagem e cabelo) são altamente relacionados e sempre se complementam em todo tipo de editorial. Aqui, uma realidade ficcional deve evocar uma emoção no espectador e a maquiagem deve refletir o ambiente, a atmosfera e a natureza geral da cena.
O maquiador, não importa o quão experiente, precisará ter uma direção para seguir. Você quer uma maquiagem brilhante ou fosca? Quais elementos do rosto da modelo você está tentando acentuar? A maquiagem é o ponto focal, é o modelo ou são as joias? Você precisará comunicar seu objetivo e conceito para a sessão de fotos.
Normalmente, o diretor de arte ou editor, prepara o moods board ou brief como orientação para a equipe a fim de ter uma ideia do tema / conceito e o que cada criativo deve trazer a ele. Nos estágios iniciais, abordar com o maquiador qual conceito seguir e orientar que linha deve fazer, é absolutamente necessário.
Beauty Editorial
Editoriais de beleza são geralmente fotos de cabeça e ombros (ou até muito mais perto) destacando a maquiagem (ou cabelo) e enfatizando a beleza e a perfeição facial. Aqui a história principal é maquiagem e beleza.
Pode ser uma maquiagem colorida e altamente criativa, mas ainda realça a beleza natural do rosto. No editorial de beleza, a maquiagem geralmente acentua a força e mascara a fraqueza das características faciais da modelo. A aparência basicamente limpa é a mais comum.
Fotos (ou editoriais) de beleza são cruciais para o portfólio do maquiador, pois o cliente em potencial tem a chance de olhar mais de perto os trabalhos do maquiador e descobrir o quão hábil e versátil ele ou ela realmente é.
Se um editorial foca em joias, acessórios ou produtos para o cabelo, uma maquiagem típica é mínima para chamar a atenção para os produtos. Esses spreads geralmente são mostrados com uma lista detalhada dos produtos que são usados no modelo.