Cursos de Maquiagem Egípcia

Considerado como assinatura, os olhos marcantes tornaram a maquiagem de Cleópatra algo inconfundível. Por isso, para fazer uma maquiagem egípcia, o segredo é investir em um delineado marcante e contrastante. Essa é a imagem principal associada à maquiagem egípcia e de Cleópatra, a lendária rainha do Egito. Aprenda em um curso como fazer a autêntica maquiagem egípcia.

Maquiagem poderosa e marcante

No Egito antigo, de onde se tem os primeiros relatos de uso de cosméticos, os faraós já se preocupavam com a maquiagem. Os cosméticos, (incluindo a maquiagem) eram usados desde os faraós aos mais simples camponeses e também pelas estátuas de seus deuses e deusas.

A diferença estava na qualidade dos produtos e no fato de quanto maior o status da pessoa, mais roupas e maquiagem ela usava. Seu uso ia além da vaidade e da sedução, uma vez que, o sol e o calor os tornavam elementos necessários para a garantia de uma boa saúde.

Enquanto os óleos perfumados suavizam a pele e ajudavam a prevenir contra as queimaduras de sol e danos dos ventos de areia, a maquiagem dos olhos servia como uma forma de proteger contra os raios solares, ou seja, servir como repelente de insetos. Além disso, ela era também repleta de simbologias e utilizada como instrumento de rituais e crenças.

Do ponto de vista místico, acreditava- se que maquiar os olhos ajudava a evitar olhar diretamente para Rá (Deus Sol), sendo que, tanto ele quanto Horus (Deus dos Céus) protegiam contra infecções oculares aqueles que usavam essa “pintura”.

História da maquiagem do Egito

Todas as pinturas exibidas nos sarcófagos das pirâmides respeitavam a lei da frontalidade, não pintavam somente o que viam, mas tudo o que existia. Usavam uma maquiagem muito característica, onde se destacavam os olhos, pois acreditava-se que eram a representação da alma e perucas coloridas eram usadas para representar a posição social do individuo.

Usavam o pó de khol, uma espécie de poeira preta, rica em chumbo, misturada com gordura animal ou óleo vegetal de forma condensada e aplicava-se em volta dos olhos delineando-os fortemente para proteção do sol e insetos.

O pó de Kohl, considerado uma arte pela civilização egípcia, como já dito, é um pigmento preto composto de uma mistura do mineral Malaquita com carvão e cinzas, ainda hoje usado para sublinhar o contorno dos olhos e escurecer cílios de sobrancelhas.

Maquiagem Egípcia

De acordo com estudos, os primeiros a utilizarem foram os egípcios e era utilizado também como proteção contra doenças oculares, protegendo dos raios agressivos do sol. Como um povo altamente religioso acreditava-se que aplicando Kohl, nos olhos de seus filhos logo após o nascimento poderia ter o olhar mais fortes, impedindo ser amaldiçoado pelo mal olhado.

Todos usavam este carvão, onde, as mulheres além dos olhos, as aplicavam nas sobrancelhas para realçá-las. Nas pálpebras era aplicado um pó verde á base de malaquita e a boca era de coloração carmim por conta de um pigmento extraído de inseto (cochonilha) ou de raízes, como a Púrpura de Tyr (poideros).

Maquiagem egípcia antiga

As maquiagens eram feitas de forma natural e fabricadas pelos próprios egípcios. A composição química, diferente dos produtos que temos hoje, era a base de carvão, gordura animal, óleos vegetais, substâncias tóxicas, como o mercúrio e chumbo.

Os primeiros testemunhos de usos de cosméticos foram encontrados no Egito antigo, e nessa época, a maquiagem tornou-se parte da higiene e ritual de beleza e tanto ela quanto até mesmo as perucas, eram utilizadas como forma de distinção social e proteção espiritual. A cores mais utilizadas era o preto e o verde, preferido até mesmo pelos nobres, diretamente extraído da Malaquita.

O rouge (tom parecido com o vermelho) também era utilizado para colorir lábios e bochechas. O pigmento era retirado do Ocre vermelho, composto de óxido de ferro retirado do solo, levado e separado da areia, seco ao sol.

Como fazer uma maquiagem egípcia

Olhos bem marcados com delineado preto geométrico e contraste com tons de azul ou verde; e o grande ponto é, como fazer o olho egípcio. Essa é a imagem principal associada à maquiagem egípcia e de Cleópatra, a lendária rainha do Egito. Para fazer uma maquiagem egípcia, o segredo é investir em um delineado marcante e contrastante com sombras em tonalidades de verde ou azul.

A maquiagem de egípcia é uma boa oportunidade, também, para testar acabamentos menos opacos na pele. Uma textura mais glow combina com esse tipo de beleza e remete aos produtos a base de óleo usados na antiguidade pelos povos egípcios. Mas como fazer a maquiagem egípcia? Se você se interessa por maquiagem e quer aprender mais sobre os conhecimentos necessários para realizar uma autêntica maquiagem egípcia, configura os cursos disponíveis.

Tutoriais em vídeos de Maquiagem Egípcia

Para quem gostou desse estilo de make a dica é conferir as sugestões dos vídeos a seguir:

Tipos de Maquiagem

Kit Profissional Para Maquiagem Black Edition

Fotos de Makes

Siga-nos nas redes:

YouTube
Instagram
Pinterest

Faça cursos de Maquiagem Egípcia

Nenhum resultado encontrado.

Menu